sábado, 6 de março de 2010

Soneto da separação



Soneto da separação

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.

De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.

[Vinicius de Moraes]

Obs: É estranho que mesmo vindo de outras histórias, e por mais do que os namoros falidos sejam previsíveis, ainda assim a realidade é dura. Não gosto de seguir este caminho sozinha, e tem sido assim há anos. É anti natural viver sem amor! É complicado não se deixar levar pela ansiedade, e acreditar que daquela vez dará certo, mesmo que tudo aponte o contrário. Lamento mais uma vez ter feito papel de boba... e me sinto terrivelmente mal por isso. Não é a 1a vez, nem deve ser a última, e essa falta de sintonia com o mundo e essa cegueira irritante, me deixam triste. Claro que passa, "a fila anda" (a minha geralmente rápido demais) e tudo segue... mas desejo tanto que seja de verdade, que cometo sempre os mesmos erros! E não sei direito por onde começar a mudar. Que droga... excelente primeiro dia de férias! Sugestões?!

2 comentários:

  1. Menina, é preciso cuidado com o que se pede a Deus, por um simples motivo: você pode conseguir! O que parece bom, e nos faz bem hoje, pode ser o motivo da nossa infelicidade futura. Por isso, acredito que a vida nos tira de situações (mesmo que seja atraves de processos dolorosos) para nos levar para algo melhor. É só comparar com a criança que está segura na esrutura familiar mas num determinado momento os pais decidem coloca-lo na escola. Gera dor, insegurança, medo...mas nossos pais apesar do aperto no peito, e do sofrimento tb, nos deixa la, é importante para nosso crescimento. Vai ser bom pro nosso futuro! Deus talvez esteja agindo dessa forma contigo.
    Não tenho dúvidas que essa fila anda, e anda rápido..mas cabe a vc decidir: você quer que todas as suas qualidades (e não sao poucas) trabalhem pelo crescimento do outro em detrimento do seu proprio crescimento. Não queira ser a luz de nenhum inseto ( que sao atraido pelas luzes e estragam nossa calma noite)
    bjs...

    ResponderExcluir
  2. Não há tanto a fazer, agora, senão superar o dia! E deixar neste dia o que não for motivador. Não se preocupe por onde começar a mudar... não precisa seguir regras. Na verdade, a mudança mais importante pode ser imperceptível, e já estar ocorrendo. Há maturidade necessária para que você faça a opção pela sua felicidade? Você não precisa de uma fila andando... focar no seu sossego de espírito, reequilibrar-se... ser expectativa e não ter expectativas... dê-se um tempo! Abra-se a quem melhor pode cuidar de você: você! É antinatural pensar na vida a dois sem felicidade; é antinatural sujeitar-se a gostos e conveniências de outras pessoas; é antinatural não se cuidar: o instinto leva à luta pela PRÓPRIA vida! Energias boas atraem energias boas... seja melhor amanhã, porque você pode, porque você quer! Muita luz e poucos insetos! rsrsrs...

    ResponderExcluir