domingo, 1 de maio de 2011

Maluca?



"Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes "- Einstein


Será que é normal sentir receio de estar enlouquecendo de vez em quando?! Sim, porque ser chamado de maluca pode ser charmoso, dependendo do contexto, mas literalmente, é uma triste realidade. Sempre tive pavor de doenças, mas essas da mente, em que não temos nenhuma espécie de controle, chegam de repente , e que a medicina faz tão pouco, são aterrorizantes. Sábado fui a um compromisso e havia outra pessoa sendo atendida. Já surtei, crente que tinham cometido um engano, até pegar minha própria agenda e perceber que estava completamente errada quanto a data. Obviamente não sabia onde enfiar a cara... porque fiz uma série de modificações nos meus horários malucos por conta desse compromisso (algo importante pra mim), que sem razão alguma meti na cabeça que era naquele dia e horário. Creeeedo! E é só uma das pequenas coisas que tem acontecido. Pode ser cansaço, contrariedades acumuladas, estresse... ou maluquice mesmo, ainda no bom sentido. rsrs. Semana passada voltei do feriado de busão (Brasília/Udia), e depois de muitos anos, tive uma sensação ruim, que minha terapeuta insiste em chamar de "pânico". Odeio quando ela diz isso, porque parece que dar nome ao treco o torna mais forte, mais real. É sempre em ônibus, e em viagens noturnas. Uma vontade doida de sair correndo, porque minhas pernas formigam terrivelmente, e não consigo ficar na mesma posição muito tempo, tamanha angústia que sinto. Não sei explicar direito... sei que é terrível, e passa da mesma forma que vem, do nada. Ainda bem que inventaram avião... rsrs. Fico pensando nas pessoas que tem esses problemas da mente (eu digo, os graves, que afetam o cotidiano), e que as pessoas que não vivenciam acham que é frescura ou mentira. Ainda há muito preconceito e falta de conhecimento sobre o assunto. Mas sei lá, semana punk, em que preciso serenar o espírito, mas não faço idéia de como. Fui até correr hoje cedo. De algum modo tenho que começar a me sentir melhor...

5 comentários:

  1. Acredite em mim, esta coisa de ter medo de enlouquecer e pior quando voce tem uma arvore genealogica com antecedentes de problemas psiquicos.

    Estive conversando com um psicoterapeuta a uns 2 anos e ele me contou que nunca atendeu tantos casos de gente na nossa idade com problemas de ansiedade e depressao cujas origens fossem o medo de falhar/enlouquecer quanto nos ultimos 7 anos. Durante a conversa ele afirmou que a nossa geracao sofrera bastante enquanto nao tiver a consciencia de que falhar faz parte do processo de viver e que e um fato aceitavel. No fim da conversa o que ficou estampada na minha mente foi o seguinte: "Temos espectativas muito altas com relacao a nos mesmos e acreditamos que os outros tem essas mesmas expectativas tambem. Acabamos por viver os medos decorrentes da possibilidade de nao correspondermos a estas espectativas. Temos que viver e realizar o possivel e nao aquilo que experam de nos."

    Temos que tomar muito cuidado com a imagem que temos e que construimos de nos mesmos para nas nos tornarmos vitimas de nossa propria criacao. Os super-herois so existem nos quadrinhos.

    Grande abraco e descupas pela aporrinhacao

    Marcio

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras, Márcio. Nem de longe é uma aporrinhação. Como vê, estou ligeiramente preocupada e estressada com essas coisas, mas passará. Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga
    Não tenha medo de enlouquecer..."mas louco é quem me diz que não é feliz"...precisamos é viver! Aceitar que os nossos caminhos serão feitos de obstaculos, dificuldades, que amanhecer e enfrentar o dia é o pleno exercício da vida. Não desista! Eu acredito em você. E você?

    ResponderExcluir
  4. Tomar consciência é fundamental para superar o sofrimento. Talvez nominar o "pânico" ajude a tomar a consciência sobre estes sintomas ainda fortes e reais, e não superados. Terapeutas são idiotas (risos). Eu acho insano não enlouquecer com algumas coisas: tente conciliar a sua saúde com o bem estar de um sócio egocêntrico! A maluquice ajuda a sobreviver... anestesia-nos! Até quando conscientemente aprendemos a viver. Nada de ter medo: encare a sua maluquice! Só não jogue pedra no meu carro, porque a amizade pode ficar abalada (eu jogo outra pedra no seu carro!) (risos)!!! Ah! E eu também acredito em você! Beijos

    ps.: tem coisa mais maluca que não se lembrar dos dados para logar?! Pois é! Sou eu, o famoso anônimo! Leandro...

    ResponderExcluir
  5. Hum... acho que estou menos maluco! recobrei meus dados de login... a pergunta é: até quando? rs...

    ResponderExcluir